“Jogo de cena” traz duelo entre realidade e ficção

O que faz de um diretor um grande artista é a capacidade de se reinventar sem, no entanto, abandonar seus traços autorais. O veterano Eduardo Coutinho (de “Cabra marcado para morrer”, “Santo forte” e “Edifício Master”) certamente já não precisava mais provar seu valor, mas eis que ele decide lançar um filme brilhante como “Jogo de cena” e mostra que não é apenas um grande diretor, mas é também genial.

O filme, que está em cartaz na Mostra de São Paulo nesta sexta-feira (26), mistura documentário e ficção, trazendo à tona um duelo entre a realidade e a atuação. Em frente à câmera, mulheres reais e atrizes, incluindo Fernanda Torres, Andréa Beltrão e Marília Pêra, narram histórias extremamente pessoais e emotivas. O jogo está em descobrir quais são as mulheres reais e quais são as atrizes.

O ponto de partida do longa é um anúncio de jornal, que levou 83 mulheres a contarem suas histórias de vida num estúdio. Em seguida, 23 delas foram selecionadas e filmadas pelo cineasta. As palavras reais viraram texto para um grupo de atrizes, que interpretam, a seu modo, os dramas de cada uma delas.

O princípio é inteligente, mas Coutinho não parou por aí. Além de demonstrar uma sensibilidade extraordinária para selecionar as personagens e suas respectivas histórias, o diretor tem o dom de deixá-las mais à vontade que no divã do analista.

O resultado é uma hora e meia de mergulho emocional, nas experiências dessas mulheres, e cerebral, no jogo proposto pelo cineasta. No duelo entre realidade e atuação, a primeira sai ganhando, é claro. Afinal, Coutinho colocou um pé na ficção, mas sua alma continua sendo de documentarista.

Texto escrito por Carla Meneghini no G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: