“Realidade ou ficção?” é o tema do Terça tem cinema em 2011

Para 2011, escolhemos filmes que, de alguma forma, possibilitam uma discussão sobre os limites entre a realidade e a ficção. Com isso, queremos refletir a respeito de questões como: só porque um filme se diz um documentário, ele está necessariamente em contato com a realidade? Um filme que apresenta cenas reais e fatos históricos tem realmente mais contato com a realidade? Por outro lado, um filme totalmente ficcional não pode retratar com fidelidade a realidade de uma época, ainda que não tenha nenhuma relação, a príncipio, com algum fato realmente ocorrido?

A discussão leva em consideração o conceito de real no cinema. A ficção é, de fato, história inventada e o documentário, o real? Acreditamos que tanto ficção como documentário são linguagens, e, como tal, sempre trazem traços de seus realizadores, ideologias (no sentido amplo do termo), pontos de vista, escolhas, enfim, impossibilidades e obstáculos para se abarcar o real de forma totalizante. Queremos discutir também a força da imagem, levando em consideração que, apesar do tratamento mais realista e verossímil que se possa dar a um filme, imagem é construção.

Ao todo, serão nove filmes, de diversas nacionalidades. Iniciaremos as exibições com o filme norte-americano Mais Estanho que a Ficção.

A programação completa já está disponível. Confira!

1 Responses to “Realidade ou ficção?” é o tema do Terça tem cinema em 2011

  1. […] pode ser demolida. Acervo de Gilberto Freyre é digitalizado. Supermercado também edita livro. “Realidade ou ficção?” é o tema do Terça tem cinema em 2011. Na Gazeta do Povo: Seis jovens gaúchos comemoram o […]

Deixe um comentário